Papo de Valor com Guilherme Alt (Investidor Independente)
Multiplicou por 2x o Capital Investido em 3 Anos
Investidor em Valor,
No Papo de Valor de hoje teremos um convidado especial:
Guilherme Alt
Vamos conhecer essa fera?
Guilherme atualmente é Gestor da carteira própria de ações.
Em pouco mais de 3 anos, de set/20 a abr/24, a carteira de Guilherme gerou um retorno de 105.15% no período, enquanto o Ibovespa gerou um retorno de apenas 32.81%.
Ele é uma máquina de gerar valor.
IV: Guilherme, poderia falar um pouco sobre você?
GA: Tenho 26 anos, sou jogador profissional de Poker e invisto na bolsa desde 2019. Mas a vontade de aprender sobre investimentos vem desde a infância.
Comecei a estudar sobre o assunto em 2016, mas só achei conteúdos sobre renda fixa na época e perdi completamente o interesse.
Minha relação com faculdade é uma história curiosa. Queria entrar pra economia achando que ia ter algo a ver com investimentos, por acaso não passei, entrei em direito e assim que comecei a trabalhar, vi que o meio acadêmico não era pra mim.
Eu tinha 18 anos na época e sempre detestei o ensino formal, mas sempre gostei de estudar por conta.
Hoje penso em fazer uma faculdade só pra poder tocar o meu próprio clube de investimentos, mas por enquanto, sigo só trabalhando com poker e gerindo minha carteira.
Em 2019, comecei a estudar sobre renda variável e aí sim, foi amor à primeira vista.
IV: Você acha que o poker te ajuda a ser um investidor melhor? Quais as semelhanças do poker com investimentos em ações? Recomendaria aos investidores que jogassem poker para desenvolver certas habilidades?
GA: Com certeza. Lidar com risco e perdas frequentes faz parte do dia a dia dos jogadores profissionais. Além da parte técnica, é essencial pra jogadores profissionais manterem a cabeça no lugar nas fases ruins - porque elas certamente vão acontecer.
Os paralelos com investir são muitos: tomar decisões baseadas em informações incompletas, saber correr riscos da maneira “certa” sem se expor à possibilidade de te tirar do jogo, manter a calma quando as coisas não estão indo bem, pensamento de longo prazo sempre e disciplina pra manter as mesmas estratégias quando tudo parece dar errado.
Sobre investidores aprenderem a jogar poker: acho que só sendo profissional pra colher todos os benefícios. Mas poker é de qualquer forma um hobby muito divertido e um excelente professor de autoconhecimento - lidar com as perdas expõe muitos sentimentos que temos que ir aprendendo a lidar. E definitivamente é mais barato se conhecer numa mesa de poker do que na bolsa.
Além disso, pra quem entende pelo menos um pouco do jogo, é uma aula constante de como separar as emoções do processo de decisão.
Às vezes, estamos ganhando muito e não queremos correr tanto risco ou estamos perdendo muito e queremos recuperar a todo custo e ambas as coisas a longo prazo são terríveis - o paralelo na bolsa seria se empolgar quando os outros estão ganhando muito dinheiro e “stopar” posição perto do fundo, por se deixar tomar pelo medo e efeito manada.
IV: Qual a sua estratégia para ganhar dinheiro na Bolsa?