Investidor em Valor

Investidor em Valor

Share this post

Investidor em Valor
Investidor em Valor
Papo de Valor com Guilherme Alt (Investidor Independente)

Papo de Valor com Guilherme Alt (Investidor Independente)

Multiplicou por 2x o Capital Investido em 3 Anos

mai 14, 2024
∙ Pago

Share this post

Investidor em Valor
Investidor em Valor
Papo de Valor com Guilherme Alt (Investidor Independente)
Compartilhar

Investidor em Valor,

No Papo de Valor de hoje teremos um convidado especial:

Guilherme Alt

Vamos conhecer essa fera?

Guilherme atualmente é Gestor da carteira própria de ações.

Em pouco mais de 3 anos, de set/20 a abr/24, a carteira de Guilherme gerou um retorno de 105.15% no período, enquanto o Ibovespa gerou um retorno de apenas 32.81%.

Ele é uma máquina de gerar valor.


IV: Guilherme, poderia falar um pouco sobre você?

GA: Tenho 26 anos, sou jogador profissional de Poker e invisto na bolsa desde 2019. Mas a vontade de aprender sobre investimentos vem desde a infância.

Comecei a estudar sobre o assunto em 2016, mas só achei conteúdos sobre renda fixa na época e perdi completamente o interesse.

Minha relação com faculdade é uma história curiosa. Queria entrar pra economia achando que ia ter algo a ver com investimentos, por acaso não passei, entrei em direito e assim que comecei a trabalhar, vi que o meio acadêmico não era pra mim.

Eu tinha 18 anos na época e sempre detestei o ensino formal, mas sempre gostei de estudar por conta.

Hoje penso em fazer uma faculdade só pra poder tocar o meu próprio clube de investimentos, mas por enquanto, sigo só trabalhando com poker e gerindo minha carteira.

Em 2019, comecei a estudar sobre renda variável e aí sim, foi amor à primeira vista.


IV: Você acha que o poker te ajuda a ser um investidor melhor? Quais as semelhanças do poker com investimentos em ações? Recomendaria aos investidores que jogassem poker para desenvolver certas habilidades?

GA: Com certeza. Lidar com risco e perdas frequentes faz parte do dia a dia dos jogadores profissionais. Além da parte técnica, é essencial pra jogadores profissionais manterem a cabeça no lugar nas fases ruins - porque elas certamente vão acontecer.

Os paralelos com investir são muitos: tomar decisões baseadas em informações incompletas, saber correr riscos da maneira “certa” sem se expor à possibilidade de te tirar do jogo, manter a calma quando as coisas não estão indo bem, pensamento de longo prazo sempre e disciplina pra manter as mesmas estratégias quando tudo parece dar errado.

Sobre investidores aprenderem a jogar poker: acho que só sendo profissional pra colher todos os benefícios. Mas poker é de qualquer forma um hobby muito divertido e um excelente professor de autoconhecimento - lidar com as perdas expõe muitos sentimentos que temos que ir aprendendo a lidar. E definitivamente é mais barato se conhecer numa mesa de poker do que na bolsa.

Além disso, pra quem entende pelo menos um pouco do jogo, é uma aula constante de como separar as emoções do processo de decisão.

Às vezes, estamos ganhando muito e não queremos correr tanto risco ou estamos perdendo muito e queremos recuperar a todo custo e ambas as coisas a longo prazo são terríveis - o paralelo na bolsa seria se empolgar quando os outros estão ganhando muito dinheiro e “stopar” posição perto do fundo, por se deixar tomar pelo medo e efeito manada.


IV: Qual a sua estratégia para ganhar dinheiro na Bolsa?

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Investidor em Valor
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar