Investidor em Valor

Investidor em Valor

Share this post

Investidor em Valor
Investidor em Valor
Papo de Valor com Gerson Brilhante

Papo de Valor com Gerson Brilhante

Multiplicou por 3x o Capital Investido em 4 Anos

mai 13, 2025
∙ Pago

Share this post

Investidor em Valor
Investidor em Valor
Papo de Valor com Gerson Brilhante
Compartilhar

Investidor em Valor,

No Papo de Valor de hoje teremos um convidado especial:

Gerson Brilhante

Vamos conhecer essa fera?

Gerson atualmente é gestor de investimentos e chefe da área de equity research internacional da Levante Corp.

Em 4 anos, de jan/21 a mar/25, a carteira de Gerson gerou um retorno de 205.4% no período, enquanto o Ibovespa gerou um retorno de 17.6%.

Ele é uma máquina de gerar valor.


IV: Gerson, poderia falar um pouco sobre você?

GB: Tenho 21 anos, mas comecei a investir com 14, morando no interior de SP. Desde muito cedo, (12, 13 anos) me interessei por filosofia e literatura, que ajudaram demais meu processo como investidor. Hoje, sou responsável por toda parte de equity internacional da Levante Corp, uma das maiores casas de análise do Brasil.


IV: Por que filosofia e literatura te ajudaram tanto nos investimentos?

GB: A filosofia me dá a estrutura lógica, enquanto a literatura me fornece os dados humanos para preencher essa estrutura. Juntas, elas me ajudam a evitar vieses como o excesso de confiança, comum entre os que ignoram a história ou a complexidade humana.

A filosofia de maneira epistemológica me ensinou a questionar o que sei e como sei. Nos investimentos, isso significa não aceitar dados ou tendências de mercado como verdades absolutas.

Já a filosofia estoica me ajuda a manter a calma durante quedas de mercado. Em vez de reagir impulsivamente à volatilidade, eu foco no que controlo: minha estratégia, não o pânico coletivo. Isso evita vendas precipitadas e compras por euforia.

Obras como Macbeth de Shakespeare me revelam as emoções: ganância, medo, culpa, que movem as pessoas. No mercado, entender isso é crucial para prever o comportamento do mercado. A bolha das tulipas no século XVII ou o crash de 1929 foram impulsionados por essas mesmas emoções, que a literatura me ajudou a reconhecer.

A literatura também me treinou para identificar histórias que se repetem. Por exemplo, em O Grande Gatsby, vejo o excesso e a ilusão de riqueza fácil, um paralelo com o hype de criptomoedas ou ações meme como GameStop em 2021. Reconhecer esses padrões me permite antecipar quando o entusiasmo pode estar inflando um ativo além do seu valor real.

Enquanto os números dizem o que está acontecendo, essas disciplinas me mostram o porquê e o que pode vir depois. Para alguém no mundo dos investimentos, isso é como ter um mapa onde outros só veem pontos desconexos.


IV: Qual a sua estratégia para ganhar dinheiro na Bolsa?

GB: Valuation e fluxo. Gosto muito de operar esses dois modelos. Não faz muito sentido pra mim, se você for necessitado de gerar alfa no curto prazo, em comprar só empresa que vale mais que o preço de tela, se não tem fluxo. O contrário também é verdadeiro, não adianta você comprar qualquer coisa a qualquer preço só pelo motivo do fluxo ser positivo. Sintetizando, gosto de olhar valuation e macro.


IV: Como é o seu processo para garimpar uma nova oportunidade de compra? Quais filtros usa?

GB: Depende muito, no final de 2023 eu fui pra Praga, na República Tcheca, percebi uma cidade que parecia ter acabado de sofrer um terremoto, com muitas construções, pensei comigo “deve ter algum banco financiando isso” foi aí que comprei um banco tcheco chamado Moneta Money, que subiu 100% desde então.

Mas claro, que existe o filtro checklist que todos fazem: P/E, ROIC, EV/EBITDA, P/B e etc. ROIC > Ke é a métrica mais importante na minha visão.


IV: Como você faz o valuation de uma ação: DCF, Múltiplos, TIR implícita, um mix dos anteriores, …?

GB: Não tenho uma filosofia, filosofia pressupõe idealização, mas o mercado não foi feito pra ser idealizado. Creio que o mercado não foi feito pra ser projetado, o mercado foi feito pra ser antecipado e interpretado, e, se você fizer isso antes de todos, você é recompensado. Digo isso, pois dou muita ênfase ao reverse DCF, mas utilizo também os modelos tradicionais de DCF, TIR e múltiplos.


IV: Como você gosta de construir o seu portfolio de ações, considerando número de empresas, setores e concentração?

GB: Gosto de ter exposições em todos os países do mundo que tenho acesso, desde Brasil até Malásia. Mas geralmente estou bem mais pesado no exterior, dificilmente Brasil passa dos 30% da minha carteira. Não gosto de ter um número exato de ativos, como invisto no mundo todo, está sempre aparecendo algo interessante. Hoje minha carteira deve estar rodando próximo a 50 ações.


IV: Com que frequência você gosta de rebalancear a carteira?

GB: Vai muito de acordo com o momento. Se vejo algum ativo ganhando muito peso e não vejo mais tanto futuro nele, vou reduzindo gradualmente e daí então tem o rebalanceamento, mas não trabalho com datas específicas.


IV: Quanto tempo em média mantém uma posição na sua carteira?

GB: Novamente, depende muito do momento. Às vezes 1 mês, às vezes 1 ano, às vezes 3 anos, tudo é preço e fluxo.


IV: Você acredita que a análise gráfica, juntamente com a análise fundamentalista, pode ajudar nos pontos de compra e venda de ações?

GB: Gosto de usar análise gráfica pra ver como está o fluxo de algumas ideias macro/setoriais. Acho útil, mas minha decisão é balizada 100% em análise fundamentalista.


IV: Você usa derivativos? Qual a sua estratégia?

GB: Dificilmente, às vezes abro alguma posição short em algo que acho extremamente fora do preço. Mas é algo entre no máximo umas 5 operações por ano.


IV: Você usa stop? Onde costuma colocar?

GB: Nunca usei.


IV: Qual a ação brasileira com o maior potencial de alta (ou melhor risco/retorno) na sua carteira hoje? Poderia explicar sucintamente o case?

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Investidor em Valor
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar