Investidor em Valor,
No Papo de Valor de hoje teremos um convidado especial:
Fernando Marx
Vamos conhecer essa fera?
Fernando atualmente é gestor da carteira própria de ações e contribuidor do TC.
Em pouco mais de 4 anos, de dez/19 a mai/24, a carteira de Fernando gerou um retorno de 1200% no período, enquanto o Ibovespa gerou um retorno de apenas 30%.
Ele é uma máquina de gerar valor.
IV: Fernando, poderia falar um pouco sobre você?
FM: Com prazer, vamos lá! Me graduei no Ibmec e sempre quis ir para a área de mapeamento de processos de negócios. Na faculdade, fui presidente de empresa jr. e logo depois entrei no braço de consultoria de negócios da TOTVS. Trabalhei em projetos na Globo, Rede D’Or e Estácio, foi uma ótima experiência. Todo meu salário de estagiário ia para NTN-B, fiz isso durante 2014 e 2015 onde chegamos a ter um prêmio de 8% acima da inflação. Final de 2015, muito incentivado pelo meu professor e mentor até hoje, Alexandre Espírito Santo, fiz meu primeiro aporte na bolsa R$ 4.000 - meu salário como consultor na TOTVS na época. Durante 2016-2017, eu migrei toda NTN-B para bolsa, o lucro da operação passou dos 100% e me sentia preparado para tomar mais risco no Mercado.
Logo depois, no Joesley Day, como rodava sempre muito alavancado, caí aproximadamente 70% no dia - foi ali minha primeira experiência de dor. Na época, como minha mãe ainda era viva, ela me emprestou dinheiro para deixar de garantia e não ser liquidado - sim, eu segurei tudo. Hoje vejo a loucura que foi e tive a sorte de ser um flash crash, em poucas semanas havia voltado tudo e devolvi o dinheiro para minha mãe e paguei um jantar rs.
Fora do mercado, também em meados de 2016-2017, fui chamado por um dos clientes da TOTVS para empreender com ele em um novo Familly Office. Eu tinha 5% da sociedade e seria responsável pela gestão da operação. Naturalmente, me envolvi mais pelo mercado financeiro até que fui convidado para trabalhar diretamente para um banco americano chamado StateTrust, onde atuei como advisor e treinava uma larga equipe de advisors pelo Brasil - e também tive alguns treinamentos fora.
Um detalhe importante, e minha esposa sabe muito bem, sempre fui muito responsável e preocupado com dinheiro. Perdi meu pai aos 20, logo depois minha mãe desenvolveu câncer e a perdi aos 25 (2019), então neste trajeto, sempre me preocupei muito com o futuro e com a independência financeira - e acho que sempre pensarei assim. Tive a imensa sorte e felicidade de ter minha esposa ao meu lado, nesta época ainda era minha namorada e seu apoio foi uma base muito importante para mim. Quando minha mãe piorou, tive que parar de trabalhar presencialmente por mais de 6 meses para cuidar dela. Naturalmente, minha renda caiu bastante e passei a me dedicar muito mais ao mercado financeiro.
Outra sorte muito grande que tive na vida foi ter conhecido o TC e pessoas fantásticas como o Albuquerque e o Massa. Acho que só minha patroa sabe como o TC foi uma terapia pra mim em 2019-2020, antes mesmo de me convidarem para ser contribuidor. O resto da história o pessoal conhece, fico 24/7 dentro do TC, nos bons e nos maus momentos.
IV: Qual a sua estratégia para ganhar dinheiro na Bolsa?